~Não deixem de comentar sobre o que acham do blog :3

Entre em contato conosco através do nosso e-mail:
japan.alltheway@yahoo.com.br

Ou pelo nosso twitter:
@Nippon_Koku

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

~Bentō~



Resumo



Bentō (弁当 ou べんとう?) é uma marmita de uma porção, muito comum na cozinha Japonesa. Um bentō tradicional consiste de arroz, peixe ou carne, e um ou mais legumes cozidos ou em conserva, normalmente em uma caixa pequena ou tapeware. Caixas de bentō vão de modelos disponíveis em lojas, preduzidos em massa, à únicas pessas feitas à mão. Mesmo que hoje em dia seja comum encontrar bentō pronto e disponível em muitos lugares do Japão, incluíndo lojas de conveniência, lojas de bentō (弁当屋, bentō-ya), estações de metrô e lojas de departamento, é muito comum que mulheres japonesas usem seu tempo e energia criando delicados e cuidadosamente preparados bentōs para seus esposos, crianças ou para sí mesmas.

Bentō pode ser bem elaborado e arrajado em um estilo chamado kyaraben. Muitos concursos são organizados, onde os decoradores de bentō competem para fazer o mais bonito e agradável arranjo. Kyaraben é tipicalmente decorado para parecer pessoas, animais, ou personagens e itens como flores e plantas.

Existem tipos parecidos de almoços em caixa nas Filipinas (Baon), Coréia (Dosirak), Taiwan (Biandang) e Índia (Tiffin).

História




A origem do bentō pode ser traçado de volta ao período Kamakura (1185 a 1333), quando cozinhado e secado o arroz chamado hashi-ii(糒 ou 干し飯, literalmente "refeição seca") foi desenvolvido. Hoshi-ii pode ser comido como é ou ser cozido em água fervente, fazendo arroz cozido, e é guardado em uma pequena bolsa. No período Azuchi-Momoyama (1568 a 1600), pequenas caixas de madeira como as de hoje eram produzidas e o bentō era comido durante hanami ou festas de chá.

No período Edo (1603 a 1867), a cultura do bentō se espalhou e tornou-se mais refinada. Viajantes e observadores carregavam um simples koshibentō (腰弁当, "bentō de cintura"), com vários onigiri enrolados em folhas de bambu ou em uma caixa de bambu. Um dos mais populares estilos de bentō, chamado de makuno-uchi bentō ("Bentō entre-cenas"), foi primeiramente feito durante esse período. Pessoas que vinham ver Noh e Kabuki comiam bentō especialmente preparado entre as cenas. Muitos livros de culinária foram publicandos com detalhes sobre como cozinhar, preparar e o que preparar para ocasiões como Hanami e Hinamatsuri.

No período Meiji (1868 a 1912), o primeiro ekibentō ou ekiben (駅弁当 ou 駅弁, "bentō de estação de trem") foi vendido. Existem vários registros que falam onde o ekiben foi vendido primeiro, mas acredita-se que foi vendido em 16 de julho de 1885, na estação de trêm Utsunomiya, e continha dois onigiris e uma porção de takuan enrolada em folhas de bambu. Como as escolas antigas não distribuíam lanche, estudantes e professores carregavam bentō, como faziam muitos trabalhadores. Um estilo europeu" do bentō com sanduíches também foi às vendas durante o período.


No período Taishō (1912 a 1926), a caixa de bentō de alumínio se tornou um luxo por causa de sua facilidade de limpeza e a aparência de prata. Também, um movimento para abolir a prática do bentō na escola se tornou uma discussão importante na sociedade. Disperções por poder se espalharam durante esse período, seguidos de um 'boom' de exportação durante a Primeira Guerra Mundial e vários problemas em colheita na região de Tohoku. Um bentō normalmente refletia o poder e riqueza do aluno, e muitos se perguntavam se isso tinha uma influência desfavorável nas crianças, tanto por falta de dieta adequada quanto psicológicamente, por causa de um bentō mais humilde ou a riqueza da comida. Depos da Segunda Guerra Mundial, a prática de levar bentō para a escola diminuiu gradualmente, sendo trocado por comida uniforme providanciada para alunos e professores.

Bentō reganhou sua popularidade nos anos '80, com a ajuda do forno micro-ondas e a proliferação de lojas de conveniência. Além disso, as caras caixas de madeira e metal foram trocadas por baratas caixas de politileno na maioria das lojas de bentō. Mas até o bentō feito à mão voltou, e mais uma vez são comuns, mas não universais, em escolas japonesas. Bentō ainda são usados por trabalhadores como marmita, por famílias em viajens curtas, para escola, piqueniques e esportes, etc. O bentō feito em casa é enrolado em um pano furoshiki, que funciona tanto quanto bolsa e toalha de mesa.

Bentō é também popular em Taiwan. Bendong (ou piān-tong) ou Biendang chegou em Taiwan na primeira metade do século 20, do Japão, onde ele continua muito famoso até os dias de hoje.

Aeroportos também oferecem uma versão do ekiben: bentō com culinária local, para ser comido enquanto espera no aeroporto ou durante o vôo.

Tipos de Bentō



Shōkadō bentō (松花堂弁当)
é uma caixa de bentō escura-envernizada, tradicional Japonesa.


Chūka bentō (中華弁当)
são de comida chinesa. Enquanto os chisenes têm sim comidas frias, são mais para aperitivos ou lanches no meio da noite. A comida que é usada no chūka bentō foi inventada no Japão.

Kamameshi bentō (釜飯弁当)
são vendidos em estações de trêm na Prefeitura de Nagano. É cozido e servido num pote de cerâmica. O pote é um souvenir.

Makunouchi bentō (幕の内弁当)
é um estilo clássico de bentō com arroz, uma fruta em conserva, uma fatia de salmão, um rolo de ovo, etc.

Noriben (海苔弁)
é o bentō mais simples, com nori molhado em shoyu cobrindo arroz cozido.

Sake bentō (鮭弁当)
é um bentō simples com uma fatia de salmão (鮭, sake) como prato principal.

Shidashi bentō (仕出し弁当)
é feito em restaurantes e entregue durante o almoço. Esse bentō é normalmente comida em reuniões como um funeral ou uma festa. É normalmente feito com comida tradicional japonesa como tempure, arroz e legumes em conserva. Um shidashi bentō feito com comida ocidental também está disponível.

Sushizume (鮨詰め)
é um bentō de sushi.

Tori bentō (鳥弁当)
consiste em pedaços de frango cozidos em molo e servido sobre arroz. É um bentō popular na Prefeitura de Gunma.

Hinomaru bentō (日の丸弁当)
é um bentō que consiste de arroz branco com uma umeboshi no centro. O nome foi tirado da Hinomaru, a bandeira Japonesa, que têm um funto branco com um círculo vermelho no centro. O puro Hinomaru bentō consiste apenas de arroz e umeboshi para saborear o arroz sem pratos de lado. As caixas de bentō de metal, uma vez populares no Japão, normalmente eram corroídas pelo acído da umeboshi, eventualmente criando furos no centro da tampa.

Hokaben (ホカ弁)
é qualquer tipo de bentō comprado em lojas de bentō. Arroz quente, recém-cozido, é normalmente servido com acompanhamentos frescos.


Hayaben (早弁)
é comer bentō antes to almoço, e almoçar depois.

Dokaben (ドカベン)
é um mangá de baseball do qual o título vêm da enorme caixa de bentō do protagonista.

Ekiben
é um bentō vendido em estações de trêm e metrô. Existem muitos tipos de ekiben.

Nenhum comentário:

Postar um comentário