~Não deixem de comentar sobre o que acham do blog :3

Entre em contato conosco através do nosso e-mail:
japan.alltheway@yahoo.com.br

Ou pelo nosso twitter:
@Nippon_Koku

sábado, 19 de dezembro de 2009

~Shōjo~

Kare First Love

Resumo



Shōjo (em japonês: 少女) é um termo usado para referir animes e mangás para garotas até aproximadamente 18 anos.O primeiro mangá considerado shōjo foi A Princesa e o Cavaleiro criado pelo mangaká Osamu Tesuka que conta com muitas obras famosas de outros gêneros de mangá como Astro Boy, na década de 50.

A classificação do mangá é dada pela revista antológica, aquelas revistas grandes e grossas como listas telefônicas, em que a história é editada pela primeira vez. Assim se a revista em que a história sai é shōjo, o mangá será shōjo; se for uma revista shōnen (para meninos),o mangá será shōnen. Histórias para mulheres mais maduras, depois dos 16 anos aproximadamente, são mangás josei que seria o gênero adulto para o público feminino. Há revistas que são limítrofes entre o shōjo e o josei, mas mesmo assim elas tem sua classificação como parte de um dos dois gêneros; como é o caso da revista Cookie, onde o mangá NANA de Ai Yazawa editado, que é uma revista shōjo.

Na maioria das vezes, um mangá ou anime shōjo mostra os sentimentos que o personagem sente ao decorrer da série, como Lovely Complex, flores de cerejeira ou penas indicando um flashback ou algum momento dramático, assim como Sakura Card Captors ou Full Moon wo Sagashite. O mangá shōjo é conhecido por que o começo da história é sempre conhecido, em geral o encontro de um casal que logo irá se apaixonar, e ter um final bastante imprevisível o que por vezes frustra as leitoras. A complexidade do enredo varia conforme a idade do público alvo a ser atingido. Muitas vezes os temas giram em torno de colégios, poderes mágicos e geralmente uma história de amor.

Modo de desenho



Como cada gênero de mangá é desenhado de uma forma diferenciada e única, o Shoujo também tem seu próprio traço. Geralmente os olhos das meninas são enormes e expressivos, alguns como Vampire Knight, Kare First Love, WANTED etc. Estes tem os bishounen (personagens masculinos com traços femininos) que fazem as leitoras suspirarem como o famoso Zero Cross de Vampire Knight. E também o shoujo tem mais retículas que qualquer outro gênero. Retículas são adesivos que dão aquele efeito cinza e bonitos que parecem feito no computador, aquelas "bolinhas" minúsculas. É só comparar, pegue um mangá do Naruto e um shoujo e analise, você irá ver como o Shoujo dá mais trabalho e além de ser bem mais trabalhado.

Indicações do Ankura

Bem, vou recomendar cinco shōjos que vocês podem gostar:

1Vampire Knight
Mais uma histórias da febre dos vampiros, um shoujo entre uma garota comum que estuda em uma escola de vampiros, muito bom.
2Paradise Kiss
Pra as(os) que gostam de moda, além de abordar esse tipo de assunto não muito comum nos mangás, é uma história muito íncrivel de uma garota que não suporta moda, agulhas e homem com perfume, leia e divirta-se.
3Nana
Não podia não recomendar Nana, o shōjo mais famoso e lido do mundo, atualmente. a história dupla fascina os leitores, que enquanto você lê sobre umas das nanas você que saber o que esta acontecendo com a outra, mas quando elas se juntam...
4—Boku to Kanojo no XXX
Mais um sobre comédia, com dois personagens principais, Akira e Nanako. O mais legal é que na História eles trocam de corpos e a confusão está feita, esse é o mais engraçado da lista e bom também que tem um Dorama, que é mais engraçado com atores de verdade.
5— Otomen
E o meu preferido, esse é um dos primeiros mangás shōjo que eu li que o protagonista é um homem. Ele é um fofo, adora perfumes, shoujos, cozinhar, costurar e ao mesmo tempo é um dos maiores lutadores de artes marciais do Japão... Só que Akira conhece uma garota que não sabe cozinhar nem costurar, e um Mangaká que se inspira nele para fazer uma personagem com o mesmo nome só que uma menina.

Vampire Knight, Paradise Kiss e Otomen são ou já foram publicados no Brasil.
Ja

Nenhum comentário:

Postar um comentário